Profissionais que trabalham com serviços de eletricidade precisam passar por um treinamento específico, que atestam a segurança de seu trabalho e evitam acidentes. A norma regulamentadora deixa claro alguns pontos sobre o seu trabalho. Vamos falar mais sobre isso?
O que é a NR-10?
A Norma Regulamentadora número 10 (NR-10) é conhecida como a norma que regulariza a situação de trabalho para funcionários que realizam serviço de eletricidade. O objetivo dessa norma é garantir que durante o trabalho o colaborador não coloque a sua vida e a dos demais em risco.
A NR-10 existe no Brasil desde 1978, quando foi institucionalizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e alterada em 2004, para melhor aderir às necessidades de segurança dos trabalhadores dessa área. A versão de 2004 é que acompanha e rege as empresas até hoje.
A Norma se aplica a todas as empresas, seja pública ou privada, que realizam trabalho referente às instalações e serviços em eletricidade. O treinamento e a aplicação dessas normas devem ser realizados sempre que houver contratação, já que é indispensável à priorização da saúde dos colaboradores. Além disso, a NR-10 não realiza apenas um cuidado com a integridade física do funcionário, mas também a sua saúde psíquica.
Qual o objetivo da NR-10?
Como dissemos antes, o objetivo da Norma Regulamentadora-10 é garantir condições de segurança de trabalho para os profissionais que atuam com serviços de eletricidade e alta tensão. Essa norma já se mostrou bastante efetiva para os trabalhadores, já que desde 2004 os índices de acidentes que envolvem profissionais que realizam serviço de elétrica. Além disso, esta Norma Regulamentadora oferece para o profissional o “Direito de Recusa” que dá a opção para o trabalhador de não realizar determinada tarefa por perceber sinais de insegurança.
Logo, a Norma Regulamentadora-10 é de suma importância para manter a integridade física tanto dos funcionários e de outras pessoas envolvidas.
A NR-10 ainda é divida em alguns tópicos, que estabelecem medidas de segurança para cada momento da instalação elétrica:
- Geração de energia elétrica
- Transmissão de energia elétrica
- Distribuição energia elétrica
- Consumo energia elétrica
- Projeto
- Montagem de instalações elétricas
- Manutenção nas instalações elétricas
- Trabalhos realizados aos redores de instalações elétricas
Como se adequar à NR-10?
Para estar em concordância com a Norma Regulamentadora 10, é necessário que os funcionários passem por um treinamento com 40h/aula, logo em seu primeiro dia de trabalho. Esse treinamento abordará diversos tópicos relevantes para manter a segurança dos funcionários durante todo o seu tempo de trabalho, além de instruir sobre o bom uso de EPIs e equipamentos. Esse curso, no entanto, precisa ser refeito de tempos em tempos, seja quando há mudança de cargos ou após férias e afastamentos da empresa, para garantir sempre a boa conduta dos funcionários.
Conte com a Preseg para se adequar a NR-10!
Se você notou alguma conduta de trabalho insegura de seus funcionários, venha conhecer como a Preseg pode te ajudar a adequar aos parâmetros de segurança estabelecidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Nossa equipe está de acordo com as novidades do mercado, e está sempre pronta para melhor atender ás necessidades de segurança e conduta para cada área. Não temos dúvidas que o treinamento em NR-10 disponível na Preseg assessoria irá revolucionar a conduta de seus colaboradores e tornar o ambiente mais seguro.